quinta-feira, 25 de julho de 2013

TIPOS DE E-COMMERCE



E-commerce nada mais é que um comércio eletrônico, ou seja, uma venda não presencial que pode ser realizada através de telemarketing ou comércio virtual que é a venda feita atráves de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador.
Na verdade, o significado de e-commerce ou comécio eletrônico vem mudando ao longo dos últimos 30 anos. Originalmente e-commerce significava a facilitação de transações comerciais eletrônicas, tecnologia essa que foi introduzida no final dos anos 70, e permitindo que as empresas mandassem documentos comerciais como ordem de compras e contas eletronicamente.
No brasil, o comécio eltrônico surgiu em 1995, logo depois da internet comercial. Entre as empresas pioneiras nas vendas on-line destacan-se Livraria Cultura, Grupo Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Booknet que hoje leva o nome de Submarino.
Segundo a pesquisa trimestral de intenção de compra no varejo, realizada pelo instituto Provar, em parceria com a e-bit (instituição que desde 1999 executa pesquisas sobre tendências do e-commerce brasileiro), 53,8% dos consumidores pretendem efetuar uma compra offline nos próximos três meses, enquanto 86,7% pretendem comprar online no mesmo período.
Em 2012, o faturamento do setor ultrapassou os 22 bilhões de reais, alcançando um crescimento de 20% em relação ao ano de 2011.


Existem hoje, vários tipos de e-commerce, abaixo, destacaremos alguns deles, e suas características.


B2B-business-to-business ====> Este tipo de comércio surgiu em 1997, e, engloba todas as transações eletrônicas de bens ou serviços efetuadas entre empresas. 

Exemplo: Uma montadora de carros, precisa de máquinas para linha de produção, entra em contato via internet com outra empresa que fabrica máquinas especiais sob encomenda, assim, realizam a negociação.


B2C-business-to-consumer ====> Surgiu em 1994, e, é o comércio entre pessoa física e empresa.

Exemplo: Lojas virtuais - http://www.americanas.com.br, http://www.pontofrio.com.br

C2C-consumer-to-consumer ====> É o tipo de comércio eletrônico que se desenvolve entre usuários da internet. Aqui, a relação é consumidor final com consumidor final, sem que haja empresas envolvida.
Exemplo: mercado livre.

M-commerce ====> Estea definição é relativamente nova, e consiste em estabelecer uma relação comercial com o uso de um dispositivo móvel (celular, smartphone, tablet, ...) Devido ao aumento de venda e utilização desses dispositivos, a consolidação deste tipo de comércio é uma aposta para um futuro próximo.


S-commerce ====> Esta é a versão do comércio eletrônico que se preocupa com as redes sociais como forma de atrair e fidelizar o cliente, ou o e-commerce que faz da principal qualidade de uma rede social: o relacionamento entre pessoas, seja para opinião de um produto, divulgação de promoções, etc...

T-commerce ====> Esta modalidade de comércio eletrônico faz uso da tv digital como meio de se vender produtos para os telespectadores, sendo que ele, pode a qualquer momento do programa na tv comprar o produto que está sendo exibido, seja por débito direto no cartão de crédito ou estabelecimento de um contato direto com o vendedor.







Fontes: http://www.vlojas.com.br/fiquePorDentro/os-tipos-de-e-commerce/ ,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
e-business=comércio eletrônico-aula5 da apostila de comércio eletrônico disponibilizada na plataforma do curso técnico em vendas.

Aluno: Luiz Osmar Richter


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