terça-feira, 2 de julho de 2013

MARKETING E INTERNET

Na literatura de administração, marketing digital é caracterizado como uma nova forma de marketing utilizada pelas organizações e também como uma ferramenta eficaz na comunicação das organizações contemporâneas. 
A nova economia que é chamada de economia digital porque a informação em todas as suas formas, torna-se digital. No passado o fluxo da informação era físico, o meio de circulação de informações se baseava em pessoas ou objetos físicos como dinheiro, cheques, livros, revistas, relatórios, cartas, discos, faturas, notas, etc.

Portanto a mudança essencial trazida pela tecnologia da informação e pela internet é que a informação se separa de seu meio físico de transporte e rompe o modo tradicional de comunicação e de formato. Quando a informação se torna digital e em rede, as tradicionais barreiras à entrada de novos concorrentes são eliminadas e nenhum setor está protegido. Com isso a concorrência pode surgir de qualquer parte. 
Essa nova economia é também chamada de economia do conhecimento, como ressalta Drucker (1999), porque a inteligência é aplicada a tudo o que é produzido e na maneira como é produzido.
No início, segundo Vidigal (2003, p.9,) o marketing caracterizava-se como uma atividade de massa, na qual o papel do consumidor era predominantmente passivo, isto é, as empresas lançavam produtos e serviços padronizados, a partir da identificação das características e necessidades da média dos clientes, e realizavam atividades de comunicação e vendas, às quais o consumidor não podia responder diretamente. Nessa época, cada consumidor, que não tinha rosto nem nome, era apenas mais um em maio a multidão, não havia personalização.
Com a evolução da tecnologia, surgiu o chamado marketing diferenciado ou segmentado, pelo qual as empresas procuram ajustar suas estratégias a grupos de consumidores, customizando suas ofertas de acordo com as necessidades desses gupos. Na década de 90, diversas empresas procuraram realizar o marketing individualizado ou marketing um a um, por meio do qual cada cliente é tatado individualmente, a partir de um relacionamento estreito e interativo, em que o cliente define as especificações do produto ou serviço que melhor atendem às suas necessidades.
Com o advento da tecnologia da informação e de novos formatos de comunicação, especialmente a internet, o marketing chega ao chamado marketing digital ou e-marketing, conceito que expressa o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos como a internet, em que o cliente pode controlar a quantidade e o tipo da informação recebida.


A expectativa, portanto, é de que o marketing e comércio eletrônico (vendas de produtos e serviços pela internet) venham a se tornar uma estratégia competitiva primordial e amplamente adotada pelas empresas. Tal estratégia está baseada na publicação de imagens, textos, e fotos com movimentos e sons, que influenciam os consumidores em suas decisões de compra.

Fonte: apostila curso técnico em vendas ead-comércio eletrônico.

Aluno: Luiz Osmar Richter




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