Na literatura de administração, marketing digital é caracterizado
como uma nova forma de marketing utilizada pelas organizações e também como uma
ferramenta eficaz na comunicação das organizações contemporâneas.
A nova economia que é chamada de economia digital porque a
informação em todas as suas formas, torna-se digital. No passado o fluxo da
informação era físico, o meio de circulação de informações se baseava em
pessoas ou objetos físicos como dinheiro, cheques, livros, revistas, relatórios,
cartas, discos, faturas, notas, etc.
Portanto a mudança essencial trazida pela tecnologia da informação
e pela internet é que a informação se separa de seu meio físico de transporte e
rompe o modo tradicional de comunicação e de formato. Quando a informação se
torna digital e em rede, as tradicionais barreiras à entrada de novos
concorrentes são eliminadas e nenhum setor está protegido. Com isso a
concorrência pode surgir de qualquer parte.
Essa nova economia é também chamada de economia do conhecimento,
como ressalta Drucker (1999), porque a inteligência é aplicada a tudo o que é
produzido e na maneira como é produzido.
No início, segundo Vidigal (2003, p.9,) o marketing
caracterizava-se como uma atividade de massa, na qual o papel do consumidor era
predominantmente passivo, isto é, as empresas lançavam produtos e serviços
padronizados, a partir da identificação das características e necessidades da
média dos clientes, e realizavam atividades de comunicação e vendas, às quais o
consumidor não podia responder diretamente. Nessa época, cada consumidor, que
não tinha rosto nem nome, era apenas mais um em maio a multidão, não havia
personalização.
Com o advento da tecnologia da informação e de novos
formatos de comunicação, especialmente a internet, o marketing chega ao chamado marketing digital ou e-marketing, conceito que
expressa o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos
como a internet, em que o cliente pode controlar a quantidade e o tipo da
informação recebida.
A expectativa, portanto, é de que o marketing e comércio
eletrônico (vendas de produtos e serviços pela internet) venham a se tornar uma
estratégia competitiva primordial e amplamente adotada pelas empresas. Tal
estratégia está baseada na publicação de imagens, textos, e fotos com
movimentos e sons, que influenciam os consumidores em suas decisões de compra.
Fonte: apostila curso técnico em vendas ead-comércio eletrônico.
Aluno: Luiz Osmar Richter
Fonte: apostila curso técnico em vendas ead-comércio eletrônico.
Aluno: Luiz Osmar Richter
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