segunda-feira, 1 de julho de 2013

ECONOMIA DIGITAL E ECOMMERCE





ECONOMIA DIGITAL

Economia digital foi um termo cunhado por Nicholas Negroponte em 1995, e é definida como um novo modelo econômico, nascido de uma revolução de base tecnológica cujo motor principal são as Tics (tecnologias da informação e comunicação).
Segundo o relatório “Economia Digital para a Mudança Estrutural e Igualdade”, a economia digital  representa 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, Argentina, Chile e México — dado que ganha importância quando comparado com a União Europeia, onde a parcela chega a 5% do PIB.
O documento é uma realização da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e foi apresentado nesta quinta-feira (4) durante a Quarta Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação da América Latina e do Caribe, que terminou nesta sexta-feira (5).
A publicação faz um panorama da economia digital na América Latina e o seu potencial para alcançar um estágio econômico superior, propondo que seus países avancem para uma nova estratégia de política industrial e tecnológica, cujo centro seja a economia digital. Segundo a CEPAL, os ativos das tecnologias da informação e das comunicações (TIC) contribuíram para 14% do crescimento do PIB brasileiro entre 1995 e 2008.

Fontes:http://www.onu.org.br/economia-digital-representa-3.2-do-  pib-brasilieiro-diz-relatorio-da-cepal/, apostila de comércio eletrônico do curso técnico em vendas ead.    


 E-COMMERCE (comércio eletrônico)

Comécio eletrônico ou e-commerce é o nome que se dá a uma forma de transição eletrônica para compra e venda de produtos ou serviços especialmente através da internet, sendo mais um canal para aquisição de bens (tangíveis ou intangíveis) disponíveis na rede através de lojas virtuais. O comércio eletrônico facilita muito a vida dos consumidores porque a compra é efetuada através de um equipamento eletrônico: computador ou celular, por exemplo.
Empresas americanas e européias na década de 90 ofereceram seus serviços através da world wide web. Desde então, as pessoas começaram a associar à expressão "comércio eletrônico" com a habilidade de adquirir facilidades atráves da internet usando protocolos de segurança e serviços de pagamentro eltrônico.
Não há diferença entre os termos comércio eletrônico ou a expressão em inglês "e-commerce", ambos os termos referen-se a forma de como realizar esse processo de comércio através da internet. Para trabalhar com comércio eltrônico é preciso ter um site, pois o comércio eletrônico funcional especificamente no ambiente virtual, ou seja, na internet. Todas as empresas que trabalham com o comércio eltrônico precisam ter uma loja virtual, que funcional através de um site com um endereço eletrônico, no qual chamamos de domínio (ex:www.lojadoluiz.com.br), sendo esse a identidade da empresa no ambiente virtual. Esse endereço é único, e através dele que sua loja poderá ser encontrada na internet.
vantagens do comércio eletrônico para o consumidor:
1-Facilidade de se encontrar qualquer tipo de produto, com rapidez;
2-Comprar sem sair de casa;
3-Condições comerciais e preços bem mais atrativos;
4-Variedade dos produtos, facilidade de pagamento e busca de informações;
5-Comparação de preços.
Vantagens do comércio eletrônico para o lojista:
1-Seu negócio passa a servito por todo o país;
2-Mais estratégias para se diferencia da concorrência;
3-Custos operacionais e publicitários bem menores que o comércio físico.
Desvantagens do comércio eletrônico:
1-Problemas quanto à infraestrutura e tecnologias aplicada;
2-Fraudes e empresas desonestas que não entregam os produtos vendidos;
3-Há poucas empresas de logística especializadas em comércio eletrônico, e aliando-se a isso, o cliente brasileiro está entre os mais exigentes do mundo quanto ao fator prazo de entrega.
O comércio eletrônico no brasil em 2012 movimentou R$ 24,12 bilhões e as vendas no comércio eletrônico cresceram 29%. Para 2013 a expectativa está no aumento do consumo de bens digitais, tais como e-books, músicas e filmes, e a tendência é que os grandes varejistas brasileiros abram uma loja virtual nesse ano.

Fontes: apostila de comércio eletrônico do curso técnico em vendas ead, e apostila de comércio eletrônico (parte2), associação brasileira de comércio eletrônico-abcomm

Aluno: Luiz Osmar Richter



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