terça-feira, 30 de julho de 2013

INTERNET E OS NEGÓCIOS BANCÁRIOS-INTERNET BANKING


A facilidade de uso dos meios digitais, associadas ao perfil dos usuários, faz com que a sociedade tenha cada vez mais um comportamento virtualizado. No ano de 2012, as transações realizadas pelos meios virtuais já ultrapassam as realizadas pelos meios tradicionais.
O uso do Internet Banking cresce mais do que o número de usuários de internet, evidenciando assim o grande crescimento já registrado.
O volume de transações com Internert Banking aumentou 23,7% ao ano, indicando uma maior inclusão digital da população, sendo que 80,2% das transações no Internet Banking ainda são sem movimentação financeira, contra 50,5% ATMs (tecnologia de rede baseada na transferência de dados), indicando uma facilidade para utilização do canal para consulta.
O usuário de Internet Banking realiza em média 3,2 vezes o volume de transações que os clientes em geral, e esse número tem crescido em torno de 4,1% ao ano.
Os bancos devem investir na maximização do uso do Internet Banking para dar uma maior experiência ao consumidor, cada vez mais familiarizado com este canal, e ofertar produtos e serviços que melhor se encaixam neste meio.


O número de usuários de Mobile Banking cresceu 2,7 vezes em relação ao ano anterior, e o volume de transações nesse canal também tem aumentado em uma velocidade muito grande, 223,4% ao ano, ainda que apenas 2,6% das transações realizadas sejam com movimentação financeira.
A tecnologia é cada vez mais utilizada na indústria financeira, tanto que, no ano de 2012 os gastos em TI foram de 20,1 bilhões de reais, com um crescimento 9,5% em relação ao ano de 2011.
A indústria de tecnologia para o setor bancário já se aproxima dos investimentos de países desenvolvidos como França e Alemanha, e corresponde a 15% dos gastos de TI no Brasil.
Estes investimentos se explicam pela crescente demanda de acessos a serviços bancários por meios eletrônicos. Em 2012, transações feitas em Internet Banking representaram 39% do total de transações do mercado, e o Mobile Banking teve um crescimento estratosférico de 333% em relação a 2011, e já representa 2,3% do número total de transações.


O usuário precisa estar bastante atento, pois existem inúmeros golpes virtuais, sendo assim, precisa tomar algumas medidas de segurança, como:
-Identificar um site seguro que deve ocorrer em um ambiente criptografado, ou seja, se a URL do site iniciar com http:\\ a página está criptografada;
-Um site seguro possui um indicativo em forma de cadeado (SSL-secure socket layer) que aponta que a página navegada está criptografada;
-Pagar com boleto bancário pode ser mais seguro e vantajoso do que com cartão de crédito.


Fonte: Apostila de Comércio Eletrônico (internet e os negócios bancários) do curso Técnico em Vendas, e http://www.gta.ufrj.br/grad/00_1/marta/definicao_atm.htm

Aluno: Luiz Osmar Richter.


Um comentário:

  1. Olá Luiz Osmar,
    O seu blog faz uma boa apresentação do e-commerce. Os tipos de comércio eletrônico, o marketing utilizado para divulgar produtos e serviços, as novas regras que entraram em vigor este ano, entre outros assuntos importantes. Pode-se ver que o Brasil hoje é um mercado em expansão. Então, ter uma loja virtual ou ser um e-consumidor pode ser muito vantajoso. Abraço

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